.

.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Propaganda nem sempre teve esse nome. Antigamente ela era chamada de "Reclame". E são desse tempo as peças publicitárias mostradas a seguir, veiculadas na mídia impressa de final da década de 1950, início de 1960. Sob vários aspectos (tecnológico, mercadológico, linguístico, etc), elas são capazes de fornecer um panorama de época e permite estabelecer parâmetros comparativos com os dias atuais. As diferenças são das mais significativas. Todavia, seja em que tempo for, o apelo ao consumo valida a máxima que diz "a propaganda é a alma do negócio"










segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

A Estação Ferroviária de Catalão quando ainda funcionava como estação. A área em frente, hoje ocupada pelo Forum de Justiça, ainda não havia sido construído. Imagem de fins da década de 1980

Imagens da decoração natalina no Natal de 1987.  A primeira imagem foi clicada na Av. 20 de agosto próximo ao Bradesco. Na segunda, vê-se ao fundo uma placa da Bith Calçados, que funcionava na Galeria Chaud

Um dos locais mais conhecidos de Catalão, a Iracy Mercearia. Era um misto de loja de conveniências onde se comprava frios, bebidas, presentes, revistas, jornais e livros. Tinha completa bomboniere e transformou-se em ponto de encontro dos adolescentes, principalmente aos sábados. Para quem não conheceu a Iracy Mercearia, ela funcionava onde hoje está a o Chiquinho Sorvetes e ocupava toda a área das demais lojas que ali existem hoje.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Carnaval de Salão teve sua época. Durante os 4 dias, na sede social do CRAC, os catalanos de divertiam nos bailes noturnos e a criançada em duas matinês. Na foto acima o odontólogo Julio Antônio P. Salles demonstrando suas habilidades de malabarista. Alguns foliões no chão são uma clara evidência de que a banda gozava de merecido intervalo.

Foto das mais pitorescas conta com as presenças de Enio Metsavath, Paulo Lima, Carlos Pires... O que segura a panela que fazia as vezes de Jarra para servir chope, salvo engano, é filho de Nicola Aleprandinni.
Ao lado dele me parece ser João Emídio. E, claro, a presença do popular, figura das mais folclóricas de Catalão, Bastião Molafaca.

Festa de Na. Sra. do Rosário com a presença dos casais Tonim Português/Da. Cícera e Irineu Nicoletti (Porquim) / Da. Pitenga.

Diva Braga Gomides, esposa de Dr. Severo, com sues filhos Belisa, Luis, Bernardina, com as sobrinhas Anita e Letícia e os pais Seu Braga e Da. Bernardina.

O casal Severo e Diva com os filhos Belisa, Luís, Bernardina, Bernadete. 

O casal João Netto de Campos/Da. Isabel com os netos João Netto de Campos Neto, Paulo, Antônio, Mário, Maria Carolina, Marisa e Maria Odete. À esquerda, Amália, filha de Astéria e Nadim Safatle e neta de Irmã Yolanda.

O odontólogo Júlio Antônio em noite festiva. À esquerda aparece Álvaro, o
Alvim.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Em 7 de setembro de 1982, como parte das comemorações do Dia da Independência, foi promovida a I Mini Maratona e Passeio Ciclístico de Catalão. A exemplo do que ocorre na São Silvestre, onde centenas de corredores se fantasiam para o evento, em Catalão um grupo de atletas(?) fez o mesmo. Não obstante o porte e preparo físicos, a turma queria mesmo era se divertir. E foi muito divertido.


Os atletas Marcelo Goulart, Jorge Democh, Howard Guimarães e Sylvim Netto fazem os últimos preparos para a grande largada. Na primeira foto, além dos atletas estão Nenzim, Rubão, Bebeto. Na segunda, Júlião, Marcinho, os atletas e Kleber (Boca)


Momento de ansiedade, emoção e adrenalina: a grande largada.


Os atletas cruzam a linha de chegada: delírio geral!

E a tradicional fotografia para a posteridade!